Ministro do Meio Ambiente inaugura
central de tratamento de resíduos em Santa Cruz Cabrália
Quarta, 19 de Maio de 2021, 07h 46 min - FONTE: Teixeira Hoje
O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles participou nesta segunda-feira, 17 de maio, da inauguração da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR) Costa do Descobrimento, localizada em Santa Cruz Cabrália.
No valor de R$ 50 milhões, a obra se alinha aos objetivos do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana, lançada em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
PUBLICIDADE
Com capacidade de 550 toneladas por dia, a obra permite a desativação de oito lixões no entorno, atendendo os municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Belmonte.
No total, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega, dentre as quais 385 mil são habitantes da região, além da população flutuante de turistas, de cerca de 150 mil visitantes ao ano.
A CTVR, equipada para tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos de construção civil e resíduos perigosos (Classe I), contribui para alcançar as metas do Marco do Saneamento, sancionado pelo presidente da República em 2020, que obriga o encerramento de todos os lixões do País até 2024.
A unidade do Grupo Naturalle Tratamento de Resíduos ocupa uma área de 75 hectares, e deverá ser operada com os preceitos de ecoeficiência, tratando e valorizando os resíduos recebidos, retornando-os à cadeia produtiva.Um exemplo é a geração de energia ou combustível para indústrias, por meio do reaproveitamento do biogás gerado no aterro.
Programa Lixão Zero
O programa Lixão Zero foi lançado em abril de 2019, como segundo eixo da Agenda Ambiental Urbana. Desde então, o programa vem trabalhando para melhorar a gestão de resíduos sólidos em todo o Brasil, por meio de repasses diretos, avanços regulatórios, acordos de logística reversa, educação ambiental e outras ações.